sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Violência na Escola: Existe solução?


A cada dia nos deparamos com cenas de violência no âmbito escolar que ficamos estarrecidos e questionamos o porque de tudo isso?


Quais fatores são responsáveis por esta onda de violência? Afinal como solucionar este grande problema?


Segundo o autor Dimas Cassimiro " Todo e qualquer esforço no sentido de entender ou identificar as razões que promove tamanha violência nas escolas, passa necessariamente por uma análise conjuntural da sociedade onde a escola está inserida, prioritariamente no tocante aos aspectos históricos, econômicos, culturais e de produção, sendo estes os constituintes de toda a base da matriz geradora de todos os conflitos,disparidades, interesses conflitantes e de toda sorte a que estão submetidos os agentes no processo de fazer educação na nossa sociedade e na nossa escola."

Posto que vivemos em uma sociedade onde se prioriza o Ter e não o Ser, e onde se vive em um cotidiano social marcado pela insegurança e medo, produzindo - se assim esta violência urbana que há tempos ultrapassou os muros da escolas.

5 comentários:

Rosivane Cordeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosivane Cordeiro disse...

de fato a violência no âmbito escolar hoje é sem dúvida um dos maiores problemas e desafio a ser solucionado.O ato de se agredir, seja que por meio de palavras ou fisicamente entre os alunos tornou-se um fato comum e normal entre
eles.Fato esse lamentável deixando os educadores "esprimidos" numa situação de tal modo que eles não conseguem ter domínio sobre a situação, assim como os seus colegas de classe.É preciso que façamos algo, que não mais aceitamos essa condição de meros espectadores da violência, é preciso que façamos parte dessa história mudando o sua trajetória.É preciso dar um basta nessa realidade irreal para que tenhamos um mundo mais seguro.

JOELMA

Tatiana Castellar disse...

Parabéns pelo blog. Está muito legal.

Além da Minha Janela disse...

Rosi, esta questão exige mais atenção das autoridades e sociedade, pois a cada dia parece estar aumentando. Preocua-me quando os envolvidos são crianças ou adolescentes. Medidas preventitas e educativas são necessárias. Todavia, concordamos com Cassimiro, importa também ações que melhorem a sociedade em que vivemos. Todos temos que participar n solução do problema! Parabens por abordar este tema. "A vida deve estar em primeiro lugar em toda atuação humana.

Ana Klem disse...

Precisamos começar estruturar a bas, ou seja, logo os anos esolares inciais.
Trabalhar a convivência, o respeito, a parte moral e motivação.
Uma luta árdua, diária, mas com persistência um dia chegaremos lá.
Parabéns!